18h23

Pesquisa revela que quase 20% dos participantes do sistema de consórcios são jovens

Consórcio pode ser opção para jovens que planejam e que o consideram importante em suas finanças pessoais.

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Pesquisa revela que quase 20% dos participantes do sistema de consórcios são jovens
Com 19% de presença na recente pesquisa realizada pela Quorum Brasil a pedido da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, os jovens de até 29 anos vêm mostrando que poupar com objetivo definido, via Sistema de Consórcios, é alternativa para quem pensa no futuro desde cedo.
 
A conjugação desse resultado com outros levantamentos feitos pela Quorum Brasil com público dessa faixa etária, incluindo aqueles com idades a partir de 13 anos, sinalizou que, desse novo universo, 52% estão nas fases de formação e construção de suas finanças pessoais, segundo o IBGE. Ao destacar o uso do dinheiro ganho, 86% entendem ser importante pensar no futuro enquanto 37% dizem ser melhor guardar.
 
A pesquisa registrou ainda que 44% dos consorciados entrevistados têm filhos até 19 anos, jovens que já vivenciam, ao lado de seus pais, os resultados de planejar com objetivo definido, usufruindo diretamente dos benefícios dos consórcios. 
 
Para o Sistema, trata-se de um público-alvo importante para a continuidade e crescimento dos negócios e, em especial, para os dos próprios consorciados, que começam cedo planejando e utilizando o mecanismo, simples e de custo baixo, para a realização de sonhos de consumo e formação patrimonial.
 
A grande influência das redes sociais nas diversas faixas etárias, especificamente entre os jovens, levou a ABAC a participar mais ativamente desses canais de comunicação, colocando no ar as principais informações sobre o mecanismo nos principais sites, depois de analisar as características comportamentais dessa idade.
 
"O aumento de interesse e novas tendências", explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, "apontam para mudanças nas programações de mídia. Por isso, há pouco mais de seis meses, disponibilizamos a campanha O NOVO BRASIL REDESCOBRE O CONSÓRCIO, que pode ser acessada também. Assim, o Sistema de Consórcios será mais divulgado, mais conhecido e contará com mais adesões, em especial pelos jovens".
 
No hot site www.redescubraoconsorcio.com.br, que já ultrapassou 160 mil visitas, o internauta obterá orientações gerais e segmentadas por setor de bens e serviços. Nele, com oito vídeos individualizados e um geral, poderá esclarecer dúvidas e tomar a melhor decisão para suas finanças pessoais, caso, por exemplo, deseje fazer parte do Sistema.
 
A campanha tem como universo-alvo as classes B e C, considerando a atual participação de 75% de consorciados em ambas, conforme resultado da pesquisa. Com targets de jovens até 29 anos e adultos entre 30 e 50 anos, esses públicos-alvos caracterizam-se por serem compradores de produtos e serviços, que marcam forte presença nas redes sociais via Web.
 
Desta forma, ao navegar na internet via Google ou grandes e diversos portais, internautas de todas as classes sociais e idades encontram banners da campanha, divididas em nove categorias: consórcio em geral, automóveis, caminhões e implementos rodoviários, imóveis, eletrodoméstico-eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos, tratores e implementos agrícolas, motos e serviços.
 
"Um simples clique no banner levará o consumidor, de forma interativa, ao hotsite, onde encontrará informações sobre cada um dos setores, apoiadas em vídeos", diz Rossi. "Há ainda orientação para localização de administradoras associadas, além de dados e explicações sobre o Sistema de Consórcios, com perguntas e respostas e cartilha", finaliza.
O consumidor poderá ainda acompanhar o www.twitter.com/abacweb e o www.facebook.com/abacweb, que contam com milhares de seguidores que se atualizam diariamente sobre as últimas informações do Sistema de Consórcios.
 
PESQUISA APONTA CONSUMIDOR MAIS CONSCIENTE
 
A pesquisa realizada pela ABAC, por intermédio da Quorum Brasil, revelou que os brasileiros participantes do Sistema de Consórcios têm demonstrado maior consciência ao adquirir bens ou serviços, decidindo pelo mecanismo dentro dos princípios da educação financeira, considerando ainda sua necessidade imediata ou não.
 
Foram entrevistados mais de 1.100 consorciados e potenciais consorciados. Os resultados mostraram que, dos 803 consorciados, 64% são do sexo masculino, 54% estão acima dos 40 anos, sendo que 72% são casados, 44% com filhos menores de 19 anos e 75% das classes sociais B (23%) e C (52%), com renda familiar variando de 4 a 20 salários mínimos, dentro do critério do IBGE.
 
Bastante próximo do cenário nacional descrito pelo IBGE, que aponta existência de 49% na classe C e 18% na classe D, a pesquisa da Quorum Brasil detectou que as presenças dessas camadas sociais nos consórcios também são significativas. São 52% na classe C e 22% na D, formadas basicamente por pessoas com anseio de realização de objetivos, já se valendo do planejamento financeiro ao participar do Sistema. 

         
 SISTEMA DE CONSÓRCIOS REÚNE 5,87 MILHÕES DE PARTICIPANTES
 
O Sistema de Consórcios conta atualmente com 5,87 milhões de consorciados nos diversos tipos de produtos e serviços. De janeiro a março último, foram contemplados 330,7 mil participantes e registradas 609,8 mil novas adesões. Outros dois indicadores financeiros do Sistema também apresentaram crescimento. O total de créditos comercializados com as novas cotas no primeiro bimestre, chegou a R$ 19,7 bilhões, e o volume de créditos disponibilizados pelas contemplações atingiu R$ 9,1 bilhões.

ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666
2019 - 2024. ABM Consórcios. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital